#Special Edition: Como a modelo Alex Consani se tornou a mais nova it girl da geração Z
Ela é pirralha, ela é alta costura, ela é humor. Ela é tudo.
Semana de moda, mamãe. Quem está pronta para pedalar. De dançar e cantar Peppers de Lana del Rey em um metrô de Nova York a uma turnê "What's in my bag" nos bastidores da Marc Jacobs Primavera/Verão 2024, a modelo Alex Consani tem sido elogiada há muito tempo por sua beleza, humor, comportamento autêntico e capacidade de identificação. Abra o TikTok e veja por si mesma - seja sua conta principal @captincroook , secundária @ms.mawma , ou mesmo sua recente aparição no videoclipe de sucesso ''360'' de Charli XCX.
A modelo não só domina as hashtags "para você" e "da moda" da plataforma, junto com alguns clipes musicais, mas também comanda as passarelas de marcas de luxo renomadas como Tom Ford, Thom Browne, Diesel, Versace e Alexander McQueen, para citar algumas. Como a primeira modelo transgênero a ser contratada por uma empresa de gerenciamento de modelos chamada Slay aos 13 anos - uma premonição? - Consani abriu seu caminho para o topo. Agora contratada pela famosa agência IMG desde os 16 anos, a modelo pode ser vista em todos os lugares, de Nova York a Milão. Mas como ela conseguiu?
Nascida em Petaluma, Califórnia, Alex Consani às vezes sentia que suas aspirações estavam fora de alcance por causa da falta de representação e modelos para pessoas trans. Mas com muita força e pais solidários que a ajudaram na transição aos 12 anos e a levaram para Harbor – antes chamado de Aranu'tiq –, um acampamento de verão trans em New Hampshire, ela estava totalmente determinada a se tornar modelo. Modelo, ela fez. Aos 15 anos, tendo desfilado em todos os desfiles da Los Angeles Fashion Week, ela finalmente sentiu que seu sonho estava ao seu alcance e sua missão de vida. E alguns anos depois, ela assumiu a cidade de Nova York. Na selva de concreto onde os sonhos são feitos, Consani certamente fez os dela.
Desde sua estreia na passarela em Nova York, que foi nada menos que a Tom Ford Primavera/Verão 2022 em setembro de 2021, até ser o rosto da colaboração de Jean Paul Gaultier com a marca londrina Knwls, que foi lançada em setembro de 2023, você pode ter certeza de que quando o público levanta seus celulares assistindo à passarela, é Consani que eles estão filmando. Eles estão claramente filmando-a não apenas porque ela é uma das supermodelos desses tempos - a revista Vogue a nomeou uma das modelos de destaque da Primavera/Verão 2023, enquanto a Who What Wear a apelidou de Princesa do Povo -, mas também por sua alta pegada nas redes sociais no TikTok, resultado de seu humor atrevido e irreverente.
De imitar um guia turístico italiano enquanto caminha pelas ruas de Milão a cantar "Where Have You Been" de Rihanna nas esquinas de Nova York, Consani exala uma espontaneidade crua com um humor sem filtros que não é comumente associado a modelos. Tal personalidade sem dúvida contribuiu para sua notável ascensão nas plataformas sociais e sua carreira de modelo. Ela ressoa com o espírito da Geração Z de ser autêntica e sem remorso - mesmo quando alguns comportamentos podem ser considerados estranhos ou desconfortáveis.
Mas o humor não é a única coisa que contribuiu para a ascensão de Consani. Seus traços de fada e seus cabelos e sobrancelhas descoloridos característicos desempenharam um papel ou dois em torná-la inesquecível. Mas sua presença na passarela também. Depois de Tom Ford, é seguro dizer que todos ficaram apaixonados. Porque, desde então, ela esteve em todos os lugares — seja no Connes Ives de Londres, no Ferragamo de Milão ou mesmo no desfile da Vogue World em Paris 2024 usando ninguém menos que La Perla.
Mas tudo o que ela faz tem o público da moda e os profissionais fisgados. Com um andar distinto, que lembra a muitos o famoso andar a cavalo da supermodelo brasileira Gisele Bündchen , Consani traz uma energia doce, nostálgica e saltitante para a passarela durante um momento em que as coisas se tornam muito monótonas. ''Eu gosto de extra e gosto de extravagância'', disse a modelo sobre seu andar em uma entrevista para a The Face Magazine.
Com passos incisivos e um leve controle dos quadris, Consani é uma das modelos mais requisitadas dos últimos anos quando se trata de drama e performance nas passarelas – confira a caprichosa passarela Outono/Inverno 2023 de Thom Browne, onde ela se transformou no Pequeno Príncipe e deu a ele uma sensação sonhadora, mas também vigorosa, ou a Mugler Primavera/Verão 2024, onde ela arrasou com uma faixa na cintura transparente, com uma saia preta marcante e um top curto de manga comprida.
Mas Alex Consani também é requisitada em todos os tipos de passarelas. Da excelência da alta-costura na Primavera/Verão 2024 de Jean Paul Gaultier por Simone Rocha em um vestido espartilho rosa transparente com uma saia volumosa à Victoria's Secrets Tour 2023 em um conjunto dourado personalizado, a modelo prova ser tudo. Além de uma presença fabulosa na moda, seu estilo pessoal – de minissaias a botas marcantes – é nada menos que icônico.
Ao comemorar seu 21º aniversário em Nova York com um open bar e seus amigos próximos, a modelo vestiu um vestido de coquetel de seda rosa de arquivo Roberto Cavalli com um espartilho de leopardo e uma Birkin amarela, trocando depois por um top Versace vintage, botas Ferragamo, uma saia de cintura baixa listrada de bolinhas. Pense em comemorar com estilo.
Estilo e bom gosto correm em suas veias. Assim como o apetite por mais. Uma aspirante a atriz, a modelo já fez aulas de atuação e até apareceu em vários videoclipes – de ''For My Friends'' do King Princess a ''Okay'' do JT. Como ela disse à Who What Wear, seu desejo é "... entrar nos coms, nos roms e nos bocejos, querida.''
Mas para ela, a passarela é como atuar também. Em uma entrevista com o Models.com, Consani descreveu a experiência da passarela como assumir uma persona da mesma forma que uma atriz faz. Com seu carisma e determinação crus, ela está prestes a se tornar a mais nova it-girl das comédias românticas das telonas . E nós a amamos por isso. Mas seu próximo plano? Dominar o mundo.
Lia é uma escritora de moda brasileira que respira moda. Como fashionista latino-americana, ela valoriza um cenário de moda diverso e inclusivo e tem como objetivo fazer a diferença na complexa e bela indústria que a cerca. Ela escreve qualquer coisa relacionada à moda para seu Instagram e agora para seu próprio Substack. 🦪
ela é o momento